segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como vai seu pescoço?



Um pescoço lisinho e sem manchas ajuda a dar aparência de jovialidade e saúde, isto todos percebem. Porém, quando envelhecemos aparecem as manchas do sol, as rugas e a flacidez de pele e músculos, não só na face mas também do pescoço.

Muitas mulheres se privam de usar colares mais justos ou golas baixas por não estarem felizes com a aparência de seu pescoço e colo.
Os cremes com ativos clareadores e tensores , com chamado "efeito cinderela" ou até mesmo peelings superficiais e médios para um rejuvenescimento maior. A aplicação de toxina botulínica também pode atenuar as linhas de tensão e flacidez.
Outro possibilidade de tratamento, com resultados muito bons, é a aplicação de com luz intensa pulsada (LASER), que promove um rejuvenescimento gradual e efetivo sem grandes inconvenientes, podendo a pessoa ir trabalhar no mesmo dia que fizer o procedimento.
Existe também a possibilidade da intradermoterapia com DMAE,TRISH... que são ativos que estimulam a síntese de colágeno da derme que é proteina fortalecedora da pele.
Uma boa esteticista pode ajudar fazendo um trabalho coadjuvante com massagens e drenagens , eletroestimulação da região ou ainda peelings suaves para atenuar e somar esforços com o tratamento médico, um caso em que uma atuação multidisciplinar é importante.
E você? Como anda seu pescoço?

(texto originalmente publicado em junho de 2006, a foto é apenas uma ilustração, não deve ser tomada como promessa de tratamento)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mãos sempre jovens!


Nossas mãos, tanto quanto nosso rosto, são as partes do corpo mais constantemente agredidas pela luz solar e pelo clima. Além disto as mãos são submetidas a esforços constantes e até mesmo a ações de diversos tipos de agentes, desde água e detergente até produtos de limpeza e outros utilizados no trabalho de cada um.
As vezes as manchas e a pele das mãos "envelhecem" mais a pessoa que seu corpo ou seu rosto, especialmente se ela não lembrou de cuidar delas ao longo dos anos.
O uso de barreiras fisicas (luvas) especialmente ao manipular agentes agressivos (desde detergentes até tintas) e de barreiras químicas (protetores e bloqueadores solares) são muito importantes na prevenção do envelhecimento das mãos.
E quando falo em uso de protetores solares, falo em uso O TEMPO TODO!
Você já percebeu quanta radiação solar suas mãos recebem quando você está dirigindo? E nas corridas e caminhadas no parque? Mesmo a radiação que suas mãos (e rosto) recebem das luzes do seu local de trabalho podem ser fatores a acelerar seu envelhecimento.
Então, se organize para ter sempre um protetor solar no porta luvas do carro, outro na gaveta do escritório, e mais um na sua bolsa ou pasta. Se você conseguir estabelecer uma disciplina pessoal para o uso de fotoprotetores nas mãos e no rosto, e reaplica-los a cada 3 horas, você vai colher os frutos daqui a alguns anos.
E não pense que é conselho dificil de seguir, pode parecer chatice de dermatologista, mas é um daqueles "conselhos para a vida toda".
Se tiver dúvidas me escreva fernandobezerra.dermato@uol.com.br

(texto originalmente escrito em 2008, a imagem é meramente ilustrativa, não deve ser tomada como promessa de tratamento ou resultados)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CERATOSE SEBORRÉICA


Ceratose, seborreica, este é o nome que se dá ás pequenas lesões arredondadas, de cor marrom ou negra, que surgem especialmente no rosto e no pescoço a partir da meia idade. A ceratose é um tumor benigno, de tendência genética, que atinge especialmente mulheres.
No iníco elas são planas mas podem tornar-se elevadas e atingirem grandes dimensões, elas são moles e se assemelham a verrugas, podendo variar de algumas poucas até centenas.
Uma outra forma clínica mais específica da ceratose é a Dermatose Papulosa Nigra que pode atingir qualquer pessoa, sendo mais frequente a sua ocorrência em negros e mulatos, e no sexo feminino.
Na Dermatose Papulosa Nigra as lesões são mais escuras, muitas vezes pretas e também atingem pricipalmente o pescoço e o rosto. As lesões são bem pequenas, começam formando pequeninos pontos, do tamanho de uma cabeça de alfinete que crescem progressivamente até cerca de 2 a 5 milímetros de diâmetro. Podem se unir, formando placas maiores.
Apesar de não ter nenhuma implicação clínica, estas lesões assumem um aspecto estético que pode comprometer a qualidade de vida das pessoas, que podem ser estigmatizadas, especialmente porque atingiem o rosto, especialmente porque as lesões não regridem e novas lesões vão se formando ao longo da vida, resultando num aspecto de pele manchada.
O tratamento da Ceratose Seborreica e da Dermatose Papulosa é simples e traz bons resultados, pode ser feito através da destruição pela cauterização, eletrocoagulação ou até mesmo através de criocirurgia, utilizando nitrogênio líquido.
O ideal é que você procure um dermatologista de sua confiança, caso tenha este problema de pele, e avalie com ele qual a melhor solução para seu quadro., mesmo o tratamento não sendo obrigatório, é sempre importante manter a pele livre de manchas e outras coisas que interfiram no sua apresentação pessoal não é mesmo?

(texto originalmente publicado em junho 2008)


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ONICOMICOSES - Micoses de unha



Uma micose de unha sempre incomoda. Muitas mulheres vão passar o verão sem usar sandálias, e muitos homens irão de tênis á praia em função deste problema. Estas pessoas contraíram uma ONICOPATIA, uma doença da unha.

Uma micose de unha, ou Onicomicose, é uma infecção causada por micro organismos, fungos, que destroem a queratina, a principal proteína formadora das unhas. 
As micoses são adquiridas principalmente ao frequentar locais públicos: piscinas, saunas e vestiários; e também fazendo unhas com manicures que não esterilizam seu material adequadamente. 
Mas como suspeitar que contraímos uma onicomicose? A unha começa a ficar amarelada, descolada da pele, pode ficar esverdeada ou até mesmo escurecida e pode encravar e doer com mais facilidade, além de esteticamente assumirem um aspecto desagradável
Além disto, a presença de outros sintomas, como descamação em mãos e pés e até mesmo áreas ásperas nos braços e pernas, pode ser um sintoma da onicomicose. Se você contraiu uma micose, e ainda não resolveu este pequeno problema, você está sofrendo sem necessidade! 
O tratamento, a ser prescrito por um médico Dermatologista, é bastante simples, vai apenas exigir tempo e um pouco de paciência. Além da aplicação de medicamentos tópicos, normalmente esmaltes a base de ciclopirox, pode ser necessária a prescrição de medicamentos imidazólicos ministrados por via oral, pois muitas vezes o tratamento precisa ser feito “de dentro para fora”.
Como em todo tratamento, é fundamental seguir todas as orientações do seu médico com precisão, e à medida que o tempo for passando você irá perceber que suas unhas doentes vão ser substituídas por unhas novas e sadias.
Então, tome esta atitude e comece a escolher a sandália nova que vai usar no próximo verão!

(texto originalmente publicado em abril de 2006, um dos primeiros deste blog! e ainda atual! 
lembre-se, a foto é apenas uma ilustração, não deve ser tomada como promessa de tratamento ou resultados)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

UREIA e hidratação

A ureia é uma molécula, um composto químico, presente em nosso organismo. Ela tem ação higroscópica, atraindo a água para as camadas mais superficiais da pele e portanto ajudando a manter sua hidratação. A ureia é um produto chave na elaboração de inúmeros dermocosméticos, em baixas concentrações ela tem ação hidratante, em concentrações maiores tem ação queratolítica - provoca a queda da camada córnea da epiderme, acelerando o processo de renovação celular.
A ureia é uma molécula relativamente instável, sua ação vai depender da formulação e do veículo utilizado, por isto não é recomendável sua utilização em produtos manipulados, a não ser que aja indicação de seu Dermatologista para concentrações mais elevadas, acima de 10%.
Para a face a formulação destes produtos tem até 5% de ureia e para o corpo não mais de 10%, pois pode ocorrer a irritação do local. Como sempre, mulheres grávidas devem procurar orientação médica para a utilização de quaisquer procutos durante a gravidez, mesmo em baixas concentrações e produtos industrializados, lembrem-se de todas as modificações que o corpo da mulher passa neste período.
Além da utilização de um bom hidratante, as outras duas recomendações para cuidar de sua pele são os cuidados durante o banho - banhos longos ou com água muito quente - e também ficar atento á hidratação oral, dois litros de água por dia são uma "medicamento" incrível para nosso organismo, e sem nenhuma contra-indicação!