sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cuidados com a Pele do Homem

Os homens estão mais vaidosos, seja por necessidade pessoal ou profissional, um crescente número de homens tem se preocupado com a beleza de uma forma geral, cuidando mais da alimentação, do corpo e da aparência da pele. A adesão ao uso de cosméticos representa a quebra do último tabu que restava em relação à vaidade masculina. Pesquisas recentes demonstram que o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking mundial de cosméticos destinados ao público masculino, perdendo apenas para EUA
Muitas são as diferenças da pele masculina, na pele do homem a textura é mais áspera e a pele bem mais grossa, a produção de sebo é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres, o que resulta numa pele mais oleosa, com mais dilatação dos poros e acne de maior duração.
Os homens apresentam 24% mais sudorese que a feminina, com tendência a desidratação, tem um fluxo sanguíneo 50% maior que a pele das mulheres, o pH é mais ácido.
A pele do homem perde cerca de 25% da firmeza natural depois dos 30 anos. A área dos olhos, que é mais frágil, é onde costumam surgir as primeiras linhas de expressão e rugas, especialmente porque ,sofre a agressão diária da lâmina de barbear
Por sorte a medicina e a dermatologia tem feito grandes avanços em relação ao conhecimento da pele e o desenvolvimento de novos tratamentos, tanto os tratamentos tópicos quanto os que envolvem LASER. O ideal é que você procure um dermatologista de sua confiança e peça orientação com relação a estes cuidados.
E se você é mulher, fica a dica, estimule ele a procurar orientação e ajude ele a se cuidar! Seja você esposa, namorada, mãe ou amiga, tem sempre alguem que você pode ajudar e orientar não é?
 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Química no cabelo durante a gestação faz crescer risco de bebê ter leucemia.

Dados do primeiro estudo epidemiológico brasileiro sugerem que as mulheres não devem pintar os cabelos durante a gravidez. Os resultados da pesquisa feita por mais de dez anos pela Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com Instituto Nacional do Câncer, acompanhou 650 mães com relação á utilização de tinturas e alisadores nos três primeiros meses de gravidez.
O estudo incluia 231 mães com filhos que desenvolveram leucemia antes de dois anos de idade, os pesquisadores afirmam que o estudo mostrou que a doneça não se manifestou ao acaso e que há associação significativa entre a exposição a tinturas e alisantes e o desenvolvimento da leucemia. o cálculo é que o risco é 1,8 vezes maior nestes casos.
A suspeita inicial é como os compostos da família dos fenóis, mas ainda precisam ser feitos estudos mais profundos.
O estudo realça que não existe uma recomendação formal para que se proiba o uso destes produtos por mulheres grávidas, mas é uma cautela adotada pela grande maioria dos médicos e pela maioria das gestantes. Mas na prática nenhum dos componentes de cresmes e tinturas para cabelos esta classificado pelo IARC (orgão internacional para a pesquisa do câncer) como cancerígeno.
Como todo estudo, ele precisará de maiores comprovações e ter seus dados referendados em estudos mais profundos.
* texto elaborado a partir de artigo publicado no JORNAL DA SBD anoXV n.4 pagna 13

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Remoção de tatuagens

Quando se fala em remoção de tatuagens, a principal preocupação é com o aspecto final do processo, pois uma tatuagem, especialmente as profissionais, penetram profundamente na pele, atualmente a melhor alternativa para a remoção de tatuagens são os procediemtnos que se utulizam da tecnologia laser.

veja como age o laser

O tratamento a laser de tatuagem, que é o mesmo para lesões pigmentadas e manchas de sol, baseia- se na destruição seletiva do pigmento indesejado, procurando causar mínimos danos á pele.

O alvo do laser é a melanina ou o pigmento da tatuagem, o laser produz umfeixe concentrado de  luz vermelha com grande quantidade de energia em um tempo extremamente curto, que é absorvido somente pela melanina ou pelo pigmento da tatuagem.
Essa rapidez é importante para impedir a formação de um calor destrutivo que queime a pele ou danifique a sua estrutura,  a energia do laser causa a fragmentação das partículas sub- celulares, conhecidas como melanossomos (estruturas que contém a melanina) ou a tinta da tatuagem. As micro partículas geradas neste processo são eliminadas naturalmente e gradativamente pelo sistema imunológico do corpo e através da formação de crostas.
O tratamento com laser, muitas vezes conhecidos como laser de rubi, é rápido e seguro se aplicado por um médico experiente, múltiplos pontos podem ser tatados em apenas uma sessão, o que a pessoa sente é  uma sensação parecida com queimadura solar na área tratada, mas existe a possibilidade da aplicação de anestésico se o desconforto for muito grande.
Imediatamente após a aplicação o efeito do laser sobre os pigmentos é o esbranquiçamento da área tratada. e depois de alguns minutos a pele poderá ficar um pouco vermelha e levemente inchada, durante os dias que se seguem pode haver a formação de uma leve crosta na área tratada, senod que a pele se recupera num prazo máximo de 10 dias
Durante todo o tratamento as áreas tratadas devem ser protegidas do sol, dependendo do quadro seu Dermatologista pode recomendar a utilização de uma pomada antibiótica.
Manchas solares normalmente requerem apenas de uma a três sessões,  outras condições tais como sardas neves e hiperpigmentações podem ser reduzidas em duas a quatro sessões
O número de sessões necessárias para se alcançar um clareamento da tatuagem depende de muitas variáveis. Elas incluem o tipo de tatuagem (amadora. profissional, cosmética ou traumática), suas cores, a localização e o tipo de pele. As tatuagens amadoras podem necessitar de 3 a 6 sessões enquanto as profissionais podem requerer de 6 a 10 sessões ou mais, o clareamento da tatuagem continua entre as sessões á medida que a tinta é eliminada pelo organismo, o intervalo entre sessões é de 4 a 8 semanas para permitir que o seu organismo remova a máxima quantidade de pigmento.
Mas é claro que todo este processo, estas informações, são apenas informativas, o seu Dermatologista é quem poderá lhe ajudar, lhe acompanhar, para escolher qual a metodoloiga e qual o protocolo adequado para obter os resultados que busca, o que varia muito de pessoa para pessoa.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A importância da VITAMINA C para a pele

Praticamente todas as plantas e animais sintetizam a vitamina C (Ácido L-ascórbico), porém os seres humanos constituem um exceção e devem obtê-la por meio da alimentação, ou de complementos. Esta vitamina apresenta inúmeras funções benéficas em nosso organismo, incluindo a pele.
Porém já foi observado que, mesmo com o acréscimo de sua ingestão, os mecanismo de controle biológico limitam a quantidade de vitamina C absorvida por via oral e posteriormente liberada na pele. Assim o aumento do consumo não leva ao aumento de sua concentração cutânea.
A aplicação tópica de ácido L ascórbico é,  portanto, o único modo de continuar aumentando as concentrações de vitamina C na pele, entretanto, devido à sua natureza hidrofílica (composto que tem "atração" pela água), o ácido ascórbico tem um baixo grau de penetração cutânea e é uma molécula com baixa estabilidade.
Uma maneira de atenuar estas características são os ésteres lipossolúveis que são mais bem absorvidos pela pele do que a vitamina C na forma de acido. Já existem compostos e formulas em que a vitamina C é encontrada na forma de uma pró-vitamina lipossolúvel, o ascorbil tetraisopalmitato. Nesta forma, a absorção cutânea é aproximadamente 3 vezes mais elevada que a vitamina C em forma de ácido.
Uma vez absorvido , o ATI (ascorbil tetrisopalmitato)  é convertido novamente em vitamina C pela reação enzimática que quebra as ligações do éster e a sua conversão é de aproximadamente 84%. A vitamina C tópica atua nas seguites frentes:

  • Combate ao envelhecimento cutâneo;
  • Potente antioxidante
  • Estímulo à síntese de colágeno
  • Melhora significativa da densidade das papilas dérmicas
  • Reforço do cimento intercelular e função de barreira cutânia
  • Fotoproteção e combate aos danos cutâneos causados pelo sol
  • Ação clareadora
  • Influência na melanogênese
  • Redução das melaninas oxidadas 
Mesmo em pequenas quantidades, a vitamina C pode proteger moléculas importantes da pele dos danos causados pelos radicais livres. Estas moléculas podem ser formadas durante o metabolismo normal ou a partir de estímulos de fatores ambientais, tais como os raios UV, toxinas e poluentes (incluindo tabaco), causando uma redução dos níveis de vitamina C na epiderme.
A vitamina C protege contra o envelhecimento. Como antioxidante a principal função da vitamina C é neutralizar os radicais livres; o ácido ascórbico cede elétrons, permitindo, assim que estas espécies ativas recuperem sua estabilidade.
Por isto é tão comum vermos nas prateleiras de farmácias e supermercados, cremes e loções que tem em sua composição a vitamina C, além disto muitos Dermatologistas se utilizam de fórmulas manipuladas, em que as concentrações dos componentes podem ser individualizadas e podem até mesmo serem maiores que nos produtos comerciais, pois são prescritos após uma anamnese e a pesquisa que o médico faz do quadro da pessoa.
Destas informações dá para todo mundo perceber como é importante uma alimentação rica em vitamina C, não é mesmo?