segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bronzeamento sem sol

Apesar de conhecermos os males causados pela exposição excessiva ao raios solares, muitas pessoas não abrem mão de ter uma pele bronzeada, que consideram sinal de saúde. Mas como conseguir um bronzeado sem os riscos da exposição solar?
As câmaras de bronzeamento não são uma solução, pois elas estão proibidas pela ANVISA, uma vez que as lâmpadas UVA são tão prejudiciais a pele quanto o excesso de sol.
Uma alternativa são os cremes e loções AUTOBRONZEADORAS, que tem em sua composição a DHA (diidroxiacetona) e a Eritrulose, que reagem com os açucares e proteínas da epiderme, mimetizando um efeito de pele bronzeada.
Estes autobronzeadores num primeiro momento foram rejeitados pelas pessoas, pois deixavam na pele um tom alaranjado pouco natural, eram dificieis de espalhar e ainda manchavam as mãos na aplicação, mas ao que parece a indústria de cosméticos acertou a concentração dos produtos e o veiculo, fazendo com que a aplicação seja mais tranquila.
Alem dos autobronzeadores, existem também versões de hidratantes com uma menor concentração de ativos, a cor demora um pouco mais a aparecer, o processo é mais gradual (com um auto bronzeador a cor aparece no mesmo dia), e pode ser mais controlado.
Do ponto de vista dermatológico a utilização dos autobronzeadores (inlcusive aqueles feitos por clinicas de estética) não tem nenhuma contra-indicação. Apenas fica a sugestão de primeiramente aplicar um pouco da substância em uma área sensível do corpo (parte interna do braço por exemplo) para verificar se nao ocorre nenhuma reação alérgica.
IMPORTANTE - pele bronzeada, artificialmente ou não, náo significa que a pele está protegida do sol! Use protetor solar sempre!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A maquiagem usada como proteção no Egito Antigo.

Esta é uma curiosidade interessante.
Em artigo publicado na revista Analytical Chemistry no ano passado, cientistas do Centro de Pesquisa dos Museus de Paris, analisando amostras de potes usados para guardar maquiagem datados de 4 mil anos, encontraram quatro diferentes substancias a base de chumbo.
O chumbo, comumente considerado tóxico ao nosso organismo, pode ter efeitos positivos em concentrações muito baixas, pois podem aumentar em até 240% a produção de óxido nítrico, que ativa o sistema imunológico, o que era extremamente benéfico numa época em que não existiam os antibióticos.
O mais incrível é que dois dos derivados do chumbo não são encontrados na natureza, ou seja, foram preparados especialmente para maquiagens pelos egípicios.
Por isto é que vemos, nos afrescos e pinturas da época, tanto homens quanto mulheres, de diversas classes sociais, retratados com pinturas nos olhos, que além de um sentido ritualístico, também tinham um sentido do ponto de vista de saúde.
Outro fato  que corrobora a difusão do uso de maquiagem por todas as classes sociais, é a comprovação que os operários das pirâmides inclusive, recebiam cosméticos como parte de sua "cesta básica", junto com os pagamentos. Interessante não?



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LIMPEZA DE PELE - uma boa prática

Muitas pessoas tem dúvida se limpeza de pele é um procedimento bom ou ruim, tem dúvida se devem ou não fazer, com que frequência, e muita gente tem dúvida se os dermatologistas recomendam ou não.
Sempre digo que a limpeza de pele é sim um bom procedimento auxiliar no tratamento e nos cuidados com sua pele, afinal de contas a pele acumula, ao longo do dia, resíduos de poluição, cigarro, maquiagem, suor, oleosidade.... Mas você tem que ser bem criterioso(a) na escolha de quem fará o procedimento, do mesmo jeito que manter a pele limpa é importante, não danificar a pele é mais ainda.
A limpeza de pele não deve ser um procedimento agressivo, que deixa marcas, por isto deve ser executado por uma profissional que saiba dosar força e destreza manual. Outra coisa importante é a utlização de produtos dermatologicamente testados (nada de receitas caseiras) e adequados a seu tipo de pele.
Para saber se você pode beneficiar sua pele com uma limpeza de pele profunda o ideal é consultar um dermatologista de sua confiança e pedir esta indicação de procedimento. Mas você pode observar no espelho: verifique se há descamação, comedões (cravos ou pontinhos pretos que aparecem  principalmente no nariz, queixo e bochechas) e grãos de millium, pontos brancos que adoram se acumular no contorno do queixo. Alterações na cor da pele e espinhas também são indicativos de que você precisa de uma boa "faxina".
O recomendado é uma limpeza de pele a cada 6 meses, mas quem tem acne, por exemplo, pode fazer uma limpeza mensal ou até quinzenal.
Eu tenho uma grande profissinal da área que esta em minha equipe há muitos anos, Edila Soares, em quem eu confio muito para realizar estes e outros procedimentos médicos. Se você quer saber o passo a passo da limpeza de pele, clique AQUI

domingo, 2 de janeiro de 2011

GREENLINE, uma nova opção na Clinica Fernando Bezerra.

A partir de 1 de janeiro de 2011 o Sistema de Saúde Greenline, passa a ser a mais nova assistência médica cadastrada na Clinica, atenderemos todos os planos do convênio, menos o plano básico.
Para agendar seu horário ligue para 5052, 6774.

Para saber mais sobre a Greenline clique aqui