quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Verão também lembra...picada de inseto!

Com o verão, além dos cuidados com o sol, também temos que estar atentos aos insetos, uma vez que nosso corpo fica mais exposto quando estamos na praia, em caminhadas ou praticando esportes. E é importante não deixar que sua pele seja sacrificada por este pequeno inimigo.
Os mais comuns são os pernilongos, as abelhas e as formigas.


As FORMIGAS atacam normalmente quando pisamos nelas ou quando nos apoiamos em algum local que elas estejam. A picada arde mais do que dói, porque o inseto esguicha seu veneno, causando queimadura.


As ABELHAS (e vespas) são mais comuns durante o dia e elas podem estar perto de mesas em função dos refrigerantes e bebidas alcoólicas. A picada dói muito e há o inchaço da área, um perigo adicional no caso da abelha é a pessoa engolir a abelha sem querer, e ter uma picada na garganta, ocasionando um edema de glote por exemplo.


Um curiosidade é que as abelhas são atraídas por roupas escuras e reagem a movimentos bruscos, justamente o que a pessoa faz quando tenta fugir ou se desvencilhar delas.


Por último temos os PERNILONGOS e borrachudos, que são mais ativos no fim da tarde e á noite e também são atraídos pela pele e roupas escuras. A picada coça bastante e forma uma mancha avermelhada. Um dica para fugir dos pernilongos é evitar usar perfumes e usar roupas claras, o uso de repelentes também é aconselhável, mas lembre-se de fazer um teste de alergia numa área sensível de seu corpo, embaixo do antebraço por exemplo, alguma horas antes de espalhar no corpo inteiro.


Na maioria dos casos um medicamento tópico ajuda a aliviar a dor e conter os sintomas, mas o ideal é que você use um medicamento prescrito por seu dermatologista, evitando soluções caseiras ou auto-medicação, pois o medicamento errado pode causar mais reações alérgicas ainda.
Pessoas alérgicas tem que ficar particularmente atentas, especialmente no caso de picadas múltiplas, que são muito comuns no caso de abelhas e formigas.
Se você for picado por um inseto diferente, que não conhece, procure guardar o inseto e busque um médico rapidamente. Siga a mesma recomendação se tiver uma picada que perdure por alguns dias sem melhora, você pode ter sido picado por um inseto mais venenoso, como uma aranha, sem que percebesse.
Para outros artigos consulte o índice na coluna á direita ou escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

novos filtros solares

Cada vez mais cresce a demanda pelo uso do melhor filtro, o mais adequado para cada tipo de pele, novos conceitos, além da proteção UVB , a preocupação com o UVA, o dano a célula, a relação com doenças que aumentam a pigmentação , como o melasma .

O que temos de novo?

Devido ao maior preocupação com a formação das rugas e sinais de idade e a exigência de pacientes que esperam mais dos filtros, temos vários ativos anti idade, como o fever few , já consagrado em alguns produtos dermocosméticos , como o  Minesol antioxidante da ROC, FPS 70, sem conflitos de interesse , é um dos exemplos.
Ou o mesoplex , um ativo que protege o dna celular, ativos com propriedade de anti glicação, aumentando o reparo do dna lesado pelo Sol.

Como agem?
O fever few por exmplo, é um potente anti oxidante , preservando as fibras de colágeno da pele, é mais poderos que o chá coloridos como chá preto, verde, branco , vitaminas E e C , por exemplo . Os estudos são corroborados por exames da pele antes e após a exposição ao sol, mostrando um menor dano solar.

O que esperar?
Esses novos filtros são estáveis, boa proteção em todos os sentidos, ajudando a prevenir o envelhecimento de pele, e poderosos auxiliares no tratamento de doenças como melasma, rosácea, lupus, e outras.
Podemos ainda usá-los após procedimentos como laser fracionados, os nossos queridinhos, com minimo tempo de recuperação da pele após os danos controlados do laser, seja em áreas faciais e extra faciais.

Como benefício adicional, a cosmética natural, não comedogência, podemos usar para homens, pois combina filtro com ativos anti aging, sendo prático , como se fosse um pós barba, apenas uma vez por dia , protegendo o dna da sua célula.

Se tiver dúvidas entre em contato!