quinta-feira, 27 de maio de 2010

Oléos são bons para hidratar pele no inverno? *

Sim, Com os dias frios uma boa alternativa para a hidratação da pele do corpo é utilizar os óleos de banho, especialmente porque no tempo seco – inverno – a perda de água é maior. Os óleos realmente hidratam, porém é uma hidratação passiva , não contém ativos de hidratação mais prolongada.

Você pode associar a cremes hidratantes sem nenhum problema, pois complementa a hidratação, principalmente nas peles mais ressecadas, pós verão ,

Se você tiver o hábito de tomar dois banhos por dia, não há problema em aplicar duas vezes ao dia, você pode repetir no banho do dia e no banho noturno. Qual a melhor maneira de utilizá-los? Pode repetir no banho da manhã e no da noite, por exemplo?

Mas se sua pele já for oleosa, pode piorar a aoleosidade, principalmente nas costas, inclusive promovendo acne .por oclusão ,pois forma-se um filme por cima do sebo

Existem vários tipos de óleos, monofásico, bifásico, trifásico, que só demonstra que é uma mistura mais ou menos heterogênea, com outras propriedade, inclusive essências,

È preciso tomar muito cuidado em sair ao sol após ter aplicado o óleo , pois existem óleos que podem conter produtos fotossensibilizantes( furucumarínicos) , geralmente derivado de essências cítricas, como limão, maracujá, tangerina , por exemplo, que podem provocar até mesmo queimaduras leves a moderadas, e manchas de pele.

Pelo mesmo motivo não recomendo que sejam aplicados no rosto, pois não é um cosmético apropriado, pode inclusive aumentar oleosidade e espinhas, além de queimaduras leves que já citei.

*(Pergunta de uma paciente na clinica esta semana, já expliquei para ela, mas achei importnate dividir a resposta com os leitores do BLOG)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Alopécia Androgenética (CALVÍCIE)

A Calvície é caracterizada pela morte progressiva dos folículos capilares e tem um forte componente genético, se seu avô ou pai sofrem do problema você provavelmente desenvolverá a calvície. A partir dos 20 anos o homem começa a perceber que os fios estão ficando mais finos, não crescem mais com o mesmo vigor.
A prevenção deve ser adotada pelos homems que tem tendências á calvície ou quando começar a notar a rarefação ( é diferente da queda de cabelo, que tem causas relacionadas principalmente ao stress e hábitos de saúde), pois ainda é possível retardar a morte dos folículos e diminuir a raferação. Os tratamentos não fazem nascer fios novos, mas podem retardar a queda e fortalecer os fios fracos.
Os medicamentos agem na terceira fase do fio, estimulando-o a crescer novamente e adiando a morte do bulbo e a queda do fio. Em paralelo pode-se lançar mão da Fototerapia com LED de diodos vermelhos, que servem para estimular a reprodução celular pois agem a nível mitocôndrial.
Mas a pessoa não pode interromper o tratamento, deve usar continuamente, pois o medicamento não se acumula e não vai agir sobre os cabelos o tempo todo.
As mulheres também sofrem, em proporção muito menor, de calvície. Na gravidez por exemplo, ocorre muita queda de cabelos, mas ela está relacionada á questões hormonais e não hereditárias.
Se você tem tendência á calvície, procure um dermatologista, que é o especialista em cabelo, unhas e pele e inicie o tratamento o quanto antes, isto é importante.
E cuidado com as receitas caseiras! Elas podem detonar processos alérgicos graves e ainda acelerar a queda do cabelo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Manthus e Vela Shape na Revista Dieta Já

A Revista Dieta Já deste mês, trouxe uma interssante matéria falando sobre alguns tratamentos para perda de gordura localizada, e colocaram os protocolos com VELASHAPE / POWERSHAPE e MANTHUS como os mais efetivos.
Minha experiência clinica, no acompanhamento destes protocolos, me faz concordar com eles, realmente são duas máquinas poderosas, que auxiliadas pela disciplina de quem as utiliza, trazem bons resultados.

Sabia mais sobre MANTHUS clicando AQUI
e sobre VELASHAPE clicando AQUI



quarta-feira, 19 de maio de 2010

II TERADERM

 A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) promove nos próximos dias 21 e 22 de maio o segundo encontro TERADERM, na sede da FECOMERCIO.  Estarei participando, portano minha agenda estará bloqueada nestes dias.
Este encontro pretende trazer importantes atualizações tanto na área clínica quanto na área de cosmiatria (estética), logo na segunda posto as novidades do encontro.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Massagem de Cacau

A revista ZERO, publicou nesta semana uma matéria sobre os protocolos estéticos utilizando cacau e café que implementamos na Clinica desde o inicio de abril. Os princípios ativos das duas substâncias já são bem conhecidos, ainda mais associados aos produtos e massagens mais adequaqos, se quiser saber mais clique aqui

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Água pode dar alergia? *

Na realidade o que pode causar alergia são banhos demorados e com água quente demais, pois isto elimina a camada de gordura que protege a pele, causando ressecamento, coceiras e manchas vermelhas, portanto não é alergia de água, mas uma reação da pele á temperatura elevada da água. A isto chamamos Dermatite Atópica.
Para evitar isto opte por banhos mais curtos e utilize água proxima á temperatura da pele - 37 graus. E, se no inverno, bater aquela preguiça de tomar banho, não fique se sentindo culpado, o banho diário elimina os óleos necessários á proteção e as bactérias benéficas encontradas na pele, nos protegendo das bactérias patogênicas, por isto um dia sem banho pode até ser uma medida de profilaxia!

* pergunta de uma leitora deste blog

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Anais de Dermatologia recebem mais um reconhecimento internacional

Os Anais Brasileiros de Dermatologia, publicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, receberam mais um importante reconhecimento internacional, sendo elevados á categoria B3 do indice QUALIS periódicos.
Este reconhecimento é muito importante especialmente para os pesquisadores, pois os artigos que publicam passam a ter muito mais peso no cenário mundial!
Parabéns á SBD e aos editores dos Anais!