segunda-feira, 30 de junho de 2008

Organize julho com novas terapias quentes!

Tratamento corporais para aquecer seu corpo e dar aquela melhorada na gordurinha localizada além de promover um relaxamento, proporcionado bem estar físico e emocional. Não ´seria esta uma boa proposta para substituir o tempo que vc usa para levar as crianças no colégio?
Edila Soares, responsável pela estética corporal em nossa clpinica, organizou tratamentos QUENTES, na clínica temos os tratamento com pedras aquecidas, toalhas quentes, talassoterapia, diminuíndo muito a sensação térmica de frio, sendo recomendado para diminuir a circunferências dos braços, abdômen, coxas, culote.

Utilizamos ainda a drengam linfática e a modeladora com bambus, um tratamento relaxante, e revitalizador. Terapias feitas em formas de protocolos individualizados, sob orientação nutricional, além do acompanhamento médico.

São práticas milenares, que fazem bem para o corpo e para a alma, com grande efeito sobre o lado emocional e o bem estar das pessoas. Ligue 5052.6774 e inicie o quanto antes!

domingo, 29 de junho de 2008

Domingo 6 de julho
Um recado que pode interessar alguns de nossos pacientes e amigos. Neste domingo, 6 de julho, estaremos com nossas agendas abertas, inclusive com horários para laser de depilação, laser para tratamento de manchas e rejuvenescimento.
Se tiver interesse entre em contato com a Clinica no telefone 5052.6774 e agende seu horário

terça-feira, 17 de junho de 2008

Homens também podem se manter jovens por mais tempo!

Homens também podem se manter jovens por mais tempo!
Este foi o título do artigo publicado neste mês de junho na Revista EM PAUTA, que circula no Morumbí e Região. O artigo, que escrevi a convite do consultor Carlos Tosta, que me fez o convite em nome da Revista, fala sobre as particularidades da pele masculina, dos cuidados com a pele, dos tipos de protocolos de tratamento e outras questões que são particulares aos homens.
Agradeço o convite do Cacá Alberti, Diretor e Editor -Chefe da Revista, e espero que esta prestação de serviço possa ser útil para muita gente.
Clique na imagem da matéria para ler o artigo.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

15o. Congresso de Medicina Estética

Participei na última semana do XV Congresso Brasileiro de Medicina Estética em Salvador, onde foram discutidos diversos temas sobre envelhecimento cutâneo, desde o porque nós envelhecemos, como o o dano ao DNA de nossas células, as alterações hormonais, as alterações decorrentes da radiação UVA.
Também discutimos formas de prevenção deste envelhecimento, atendo-se as questões básicas como a hidratação, a fotoproteção tópica e oral, o uso de anti oxidantes e o uso de terapias avançadas combinadas no rejuvenescimento global com a aplicação da toxina botulínica, os estimuladores de colágeno como o "SCULPTRA" e também o RADIESSE, a hidroxipatia de cálcio, que vem sendo utilizado nos EUA há algum tempo, como excelente alternativa em rugas profundas e correções de linhas faciais.
No que diz respeito ás questões relacionadas ao corpo , observamos os bons resultados que temos tido com a radiofrequência: o ACCENT como tratamento consagrado na celulite de todas as formas e flacidez cutânea.
Como novidades o uso de parelhos de ultrassom focado e não focado ,com trabalhos científicos no tratamento da gordura localizada como técnica não invasiva, sendo indicado para pequenas quantidades de gordura localizada.
O grande apogeu na questào corporal foi uma máquina que combina ondas eletromagnéticas e mecânicas, tendo aprovação pelos orgãos americanos para tratamento da celulite e da flacidez de pele, um aparelho nào invasivo, indolor, que traz resultados promissores no combate a essas patologias que tanto incomodam as pessoas, principalmente as mulheres. O nome comercial deste aparelho é VELA SHAPE.
Ele vem com duas ponteiras, uma para grandes áreas e outra para pequenas áreas como flancos, gordurinha no braço, flacidez dos braços e até pescoço. Os estudo mostram que os resultados aparecem em 10 sessões, num intervalo de 6 semanas de tratamento, dispensa até a drenagem linfática, porque o prório aparelho já trabalha um pouco da massagem.
Mas a conclusào é que todos os métodos seja, eles simples ou mais tecnologia, vão surtir resultados quando associamos uma nutriçào funcional , com dieta específica para aquela patologia, além da boa prática de exercícios físicos, isso para nós não é nehuma novidade.
Muito se preocupou nesse congresso com a aparência do homem, e cada vez mais esse público tem nos procurado e tivemos um simpósio dos estados inestéticos do homem como assuntos relacionado a vaidade masculina , discutindo inclusive a vigorexia, que é o extremo da preocupaçào como o corpo.
Nesse simpósio foram discutidas a abordagem da calvície, o uso do botox em homens, a depilação com laser nas areas de barba e tronco, dorso, a hiperhidrose axilar, o sobrepeso, agordura localizada em homens, as bolsas de gordura embaixo dos olhos, enfim tudo relacionado ao universo masculino e no sentido de promover a melhora da auto estima.
Para mim foi enriquecedor, pois atendo muitos pacientes homens e também serviu como uma orientação pessoal , pricipalmente no que concerne aos cuidados cosmiátricos com a pele.
O Congresso foi muito enriquecedor, e pretendo trazer muitas destas novidades para meus protocolos.

Se tiver alguma dúvida ou sugestõa de assunto me escreva: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Lábios Ressecados - Dicas

Quando as temperaturas baixam e o ar se torna mais seco é quase certo que os lábios vão rachar, pois a queratina, que é a camada externa da pele resseca e perde a elasticidade. Mas você pode tentar evitar e atenuar isto de algumas formas.
Evite!
Não passe a lingua nos lábios, a saliva parece aliviar num primeiro momento, mas na realidade ela potencializa o ressecamento em função de seu PH. E se a pele começar a se soltar, evite arrancá-las, pois você vai expor uma camada ainda mais sensivel da pele.
Solução?
As mulheres até sofrem menos, se usarem um bom batom, mas no caso dos homens a alternativa é lançar mão de um protetor labial, vendido em qualquer farmácia, e reaplicar ele ao longo do dia, e noite.

domingo, 8 de junho de 2008

MULHERES, fundamentais para a saúde masculina!

O Jornal da Tarde deste domingo publicou, ocupando uma página inteira, diversos artigos que falam da resistência que os homens tem em procurar o médico, falando do famoso "medo" que os homens tem de ir ao médico.
A matéria fala principalmente das doenças específicas dos homens, comparando que no ano passado 2,7 milhoes de homens foram ao urologista enquanto 16,7 milhões de mulheres foram ao ginecologista. Mas acho que podemos ampliar esta amostra e também identificar que muitas vezes os homens só procuram o Dermatologista para falar de uma mancha que cresce, ou de uma micose resistente, quando sõa instados a isto ou quando o quador já se agravou.
Já no caso da beleza ...
No entanto, de maneira empírica eu poderia dizer que no caso dos cuidados com a estética, com o rejuvenescimento, os homens procuram a clínica por conta própria, muitas vezes pedindo que os protocolos não deixem sinais ou que sejam aparentes.
A discrição é um ponto fundamental no caso dos meus pacientes homens, e eu respeito muito isto, porque sei que para a sociedade como um todo o cuidado com a beleza masculina ainda causa estranheza.
Depilação - inclusive de áreas íntimas - sejam por questão de higiene ou estética, aplicações de toxina botulínica e até mesmo preenchimentos, tem ajudado muito na auto estima masculina, principalmente porque as pessoas nem notam na maioria das vezes.
Se tiver dúvidas ou sugestões, me escreva: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sábado, 7 de junho de 2008

Pele Feminina

"Cuidados para a mulher de 30 anos*

As mudanças típicas dos 30 anos podem ser notadas no visual. É a partir desta idade que as rugas começam a fica mais presentes, já que há perda da elasticidade cutânea.
A desidratação, aliada a desaceleração do metabolismo, aumenta a celulite, a flacidez e o acumulo de gordura. Também é nessa fase que as marcas do excesso de sol começam a se manifestar por manchas e sardas e os poros dilatados ficam sobressaltados pela perda do ácido hialurônico.
"Terapias e práticas que desacelerem este processosão indicadas para quem busca minimizar os sinais da idade" explica o Dermatologista Fernando Bezerra. Procure seguir uma vida emovional equilibrada, uma alimentação saudável, consuma muita água, prtique atividades físicase invista em cremes com propriedades hidratantes á base de vitamina C, acido retinóico e ativos antioxidantes.
Uma vez instalado o quadro de envelhecimento, pode-se lançar mão de de procedimentos como a aplicação de toxina botulínica, laser, preenchimentos e peelings"

*matéria escrita por Lara Martins, página 61 da Plastica e Beleza de junho 2008

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Dênia Machado fala sobre acne
Recentemente eu dei uma entrevista para a apresentadora Dênia Machado falando sobre acne, a matéria está no ar no site da SUPER 8 TV
Falamos sobre os cuidados com a acne, as formas de prevenir e sobre o tratamento de quem já desenvolveu acne,inclusive na idade adulta
Clique no link para acessar a reportagem:

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Caspa

SOCORRO!
Tenho caspa nas sobrancelhas!
O que eu faço?*


Segundo o Dermatologista Fernando Bezerra (SP) a dermatite seborreica - termo médico para o problema - é geneticamente determinada e ocorre em áreas mais oleosas do corpo, como couro cabeludo, pálpebras e sobrancelhas.
Costuma se agravar no inverno ou em situações de fadiga ou estresse.
Não há cura mas é possível amenizar as crises com o uso de cremes, loções, xampus á bas de corticoesteróides e antifúngicos.
"Nos casos mais severos podemos lançar mão de medicação via oral. Também oriento os paciente a evitar comidas muito gordurosas e bebidas alcoólicas e manter o estresse sob controle", conta o médico

* esta pergunta foi encaminhada pela leitora Patricia Ferreira e a resposta que dei foi foi publicada na Revista CORPO A CORPO deste mês

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mascaras de Beleza

CLAUDIA fala sobre Máscaras de Beleza
A revista CLAUDIA de maio publicou uma reportagem sobre máscaras de beleza, veja no link:


http://claudia.abril.com.br/materias/2859/?pagina2&sh=27&cnl=&sc
SBD realiza Curso para Secretarias

O aperfeiçoamento constante émuito importante, e isto não vale só para os médicos, vale também para todos que trabalham na clinica e que estão envolvidos com os pacientes e clientes
Pensando nisto, inscrevemos nossa assistente, Lilian Gregório, para participar de um curso volta especialment para secretárias de clínicas que será promovido pla SBD- SP.
O curso será neste sábado, das 8:30 ás 16:45, na sede da SBD-SP, os principais assuntos que serão abordados, segundo o programa do curso, serão:
  • As diferenças e as principais formas de lidar com o atrito, conflito e problema
  • A comunicação assertiva como forma de resolver conflitos e problemas:
  • Exercícios práticos relacionados a dia-a-dia da Secretária de clínicas e consultórios dermatológicos.

terça-feira, 3 de junho de 2008

GRAVIDEZ, plano B de Beleza

O site MEU NENÊ publicou esta semana um artigo, escrito pela jornalista Kátia Neves que fala sobre os cuidados e os tratamentos que podem ser feitos pelas mulheres durante a gestação e acabou me consultando acerca de alguns destas assuntos, uma vez que eu trato muitas mulheres grávidas.
Acesse o link: http://meunene.uol.com.br/Edicoes/121/artigo12.asp para ler a matéria na integra.
Ou leia abaixo:

Plano B da belezaGravidez não combina com visual desleixado.
Como não dá para fazer tratamentos agressivos durante os nove meses, especialistas dão as dicas para você fi car linda até a chegada do bebê
KÁTIA NEVES
Toda mulher gosta de se sentir bonita e a grávida com certeza não é uma exceção. Porém, alguns princípios ativos e tratamentos estéticos devem ser evitados durante a gestação, pois apresentam riscos ao feto. Com alguns cuidados e conhecimento do que é possível fazer, além de saudável, você pode se manter deslumbrante durante todo o tempo. Confifi ra a seguir tudo aquilo que você deve riscar da sua agenda de beleza e o que pode colocar no lugar:


TOXINA BOTULÍNICA É contra-indicada porque não existem pesquisas que comprovem a segurança para o feto durante esse procedimento.PLANO B: "Por medida preventiva mesmo, indico às minhas pacientes que utilizem máscaras tensoras e antioxidantes, que têm em sua formulação substâncias especiais que promovem também a contração da cútis por algumas horas", explica a dermatologista Glícia Rodante (SP). O mercado oferece cremes com ativos tensores, como o argireline ou o raff ermine, que podem ser usados pela gestante.

PEELING DE ÁCIDO RETINÓICO
Alguns estudos comprovam que a absorção do ácido retinóico pode causar má formação do bebê. PLANO B: "Para o caso de tratar pele muito oleosa, indico o uso de sabonetes específi cos e, a partir do segundo trimestre, sugiro aplicar ácido azeláico, que regula a formação de gordura pela pele, e vitamina C, cuja ação é clareadora e antioxidante. Mas há outros peelings que podem ser feitos sem oferecer qualquer risco ao feto, como o de ácido salicílico ou glicólico e o de cristal", diz a dermatologista Ana Lucia Récio (SP).
PREENCHER AS RUGAS
O uso de substâncias preenchedoras, como ácido hialurônico, para aumento de lábios ou diminuição de rugas profundas deve ser abolido durante a gestação porque, além do procedimento ser injetável, o que causaria um estresse para o feto, o rosto da mulher muda muito durante esse período e garantir ou prever resultados de um preenchimento é bastante arriscado. PLANO B: "Como alternativa, recomendo tratamentos não-invasivos: hidratação facial, tonificação e mesmo massagens modeladoras faciais, por exemplo, podem ajudar a atenuar traços", explica o dermatologista Fernando Bezerra (SP).

MASSAGEM MODELADORAÉ contra-indicada por se tratar de uma massagem com movimentos intensos e mais fortes, tornando-a agressiva em um quadro de gravidez em que as pernas estão muito inchadas. PLANO B: A drenagem linfática estimula a circulação e vai, inclusive, ajudar no relaxamento das pernas, sem causar dano algum ao feto.
DEPILAÇÃO A LASER
Cada caso deve ser analisado isoladamente. Se a mulher já está acostumada com a dor e com esse tipo de depilação, o médico pode liberar, mesmo durante a gestação. "Aqui o risco não é o método em si, mas sim a dor ou desconforto que ele causa, que pode levar a cólicas e conseqüentes contrações", informa Glícia. De acordo com a dermatologista Carolina Ferolla (SP), o laser tem o mesmo efeito do raio-X sobre o feto, por isso não deve ser aplicado na região próxima à barriga. "Depilação a laser na virilha, nem pensar. Se o obstetra autorizar, faça nas pernas, face e axila", diz Carolina. PLANO B: "Recomendo que a mulher grávida utilize a lâmina ao se depilar, evitando também cremes depilatórios. É bom não fazer uso de nenhum tipo de cosmético para a depilação porque, dependendo de seus ativos, ele pode ter uma absorção de contato que chega à corrente sanguínea e, conseqüentemente, ao bebê", explica a esteticista Fabiana Padover, do Solievo Espaço de Beleza (RJ).
COLORAÇÃO E TRATAMENTOS
Nem pensar! O couro cabeludo tem um grande poder de absorção e você deve passar longe de alisamentos, permanentes e escovas progressivas que utilizam amônia e formol em sua composição. PLANO B: "A grávida pode aplicar xampus tonalizantes, livres de amônia ou a tradicional henna, mas fi que atenta e sempre realize um teste de alergia antes", diz Fernando. Além do mais, há bons produtos nas prateleiras que domam e tratam a cabeleira, sem perigo. Leave-in neles!

CARBOXITERAPIA, ACCENT, MANTHUS, VELASMOOTHE OUTROS APARELHOS COM RADIOFREQÜÊNCIA, ULTRA-SOM E INFRAVERMELHO
Na carboxiterapia, há trocas metabólicas que resultariam em má formação fetal. A radiofreqüência é 40 vezes mais forte do que o raio X. O infravermelho e o ultra-som aquecem profundamente e podem acelerar o batimento cardíaco fetal ou reduzir a quantidade de líquido amniótico. PLANO B: Drenagem linfática a partir do terceiro mês com profi ssionais especializados e o consentimento do obstetra e atividade física regular.
INTRADERMOTERAPIA
É contra-indicada por ser invasiva e promover absorção de substâncias pelo organismo que podem prejudicar o desenvolvimento do feto. PLANO B: Para evitar as estrias, aplique um hidratante à base de óleos diariamente. "Tome 2 litros de água por dia e faça uma dieta equilibrada, evitando o excesso de doces e gorduras, assim você mantém o peso e evita que a pele fi que esticada", diz a dermatologista Ana Lucia.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

CABELO - Mitos e Verdades

Cortar o cabelo faz com que ele cresça mais depressa, Lenda ou verdade?
Embora seja bastante difundida a noção de que se deve cortar o cabelo pelo menos uma vez por mês para que ele fique mais forte, ou mais escuro, ou cresça mais depressa, o simples fato de cortar o fio do cabelo não interfere em nenhum destes fatores. “Não há estudo científico que comprove isso”, afirma o dermatologista Fernando Bezerra, especialista de pele, cabelo e unhas. “O cabelo crescer ou ficar mais forte, enfim, depende fundamentalmente do código genético do indivíduo”, reitera o especialista. “E o fator mecânico do corte não tem nenhuma influência sobre esta questão”.
De acordo com a doutora Cristiane Kist Klimovicz, “cortar o cabelo não vai fazer com que ele cresça mais rápido, forte ou escureça”. Para a médica, especialista em transplante capilar, o importante é estar com o cabelo “em dia”: bem cortado, sem pontas duplas e hidratado. “Assim, ele vai estar mais forte”. Ela também recomenda manter uma boa alimentação a base de proteínas e um equilíbrio entre as atividades de trabalho, lazer e esporte.
(matéria publicada no site SEMPRETOPS em 25 maio de 2008)

Encontro Nacional discute novos estudos sobre psoríase

A jornalista Amanda Casmasmie escreveu uma matéria para falar de Psoriase, tendo como pano de fundo o Encontro Nacional de Psoriase que acontecerá no dia 14 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo.
A matéria, para a qual eu colaborei com algumas informações, foi publicada no site Rudge Ramos ONLINE no dia 01 de junho, o link para acessar direto é:


Ou então leia diretamente aqui:

01/06/2008 23:19
Profissionais discutem avanços para tentar obter cura da doença.
Amanda Camasmie
Pele avermelhada, ressecada, com rachaduras e lesões com pus. A presença de alguma dessas complicações cutâneas pode significar o aparecimento da psoríase.
Com o objetivo de comparar e divulgar novos resultados de pesquisa sobre a doença, diversos profissionais estarão reunidos no 4° Encontro Nacional de Psoríase, no dia 14 de junho, das 9h às 16h. O evento acontece na Câmara Municipal de São Paulo, situada no Viaduto Jacareí, 100.
Presente em cerca de 2% da população mundial, a doença tem controle, mas ainda não tem cura. Sua manifestação é mais comum entre jovens adultos, por volta dos 20 anos e após os 45 anos, em adultos mais maduros.
Um dos principais problemas para desenvolver o tratamento da doença é a falta de diagnóstico. “Seus sintomas podem ser muitas vezes confundidos com outros problemas e tratados de forma errônea, com procedimentos que muitas vezes irão agredir diretamente a pele”, afirma Fernando Bezerra, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
As melhores formas de tratamento, por enquanto, estão na utilização de alguns tipos de laser. “Nas formas extensas ou disseminadas da doença, a indicação é principalmente a fototerapia, com a utilização da freqüência UV em comprimentos de onda controlados”, indica Bezerra. E completa: “Além disso, pode se lançar mão de medicamentos que tem como objetivo controlar a resposta biológica do organismo”.
A psoríase é mais freqüente nos joelhos e cotovelos, couro cabeludo, unhas, palmas das mãos e solas dos pés. Bezerra aponta exemplos de confusão dos médicos no tratamento, como quando se confunde psoríase de unha com micose e psoríase no couro cabeludo com dermatite seborrêica.
Até o momento, não se constatou uma causa específica para o surgimento da doença. “Ela pode ser ocasionada pela reação a medicamentos e também considerada uma doença auto imune, mas sem dúvida, ela tem um forte componente no quadro emocional da pessoa, pois ansiedade e nervosismo estão muitas vezes associados às pessoas com psoríare”, explica Bezerra. Segundo o especialista, não existem provas de que ela seja hereditária, mas certamente, ela tem um grande componente genético, ou seja, a pessoa nasce com predisposição para a doença.
Recomendações
Muitos pacientes com a psoríase evitam o convívio social, se isolando e evitando praticar atividades públicas. Essa atitude agrava ainda mais o quadro emocional da pessoa e, por conseqüência, pode colaborar com a evolução da doença.
É importante ressaltar, que a psoríase não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar contato físico com outras pessoas. A recomendação, é que se procure o quanto antes um dermatologista para evitar medicações inadequadas. "Como controle geral, os pacientes devem manter sempre a pele hidratada e higienizada”, recomenda Bezerra.

domingo, 1 de junho de 2008

Dia de Fazer o Bem - um sucesso!
Ontem realizamos o nosso Dia de Fazer o Bem, com a presença de várias pessoas, que foram atendidas pelos diversos profissionais da Clinica. Em muitos momentos todas as salas estavam ocupadas, pois enquanto alguns estavam fazendo uma aula de pilates, outra pessoa estava na sessão de massagem, uma outra recebendo um tratamento facial e assim por diante, tudo isto intercalado por alguns lanchinhos especiais que preparamos para todos que passaram na clínica neste dia.
O dia foi encerrado com um brinde e um bolo, para comemorar formalmente o aniversário da Clinica.
Quero agradecer a todos que participaram e apoiaram o nosso primeiro DIA DE FAZER O BEM! Quero agradecer a todos que apoiaram o trabalho do Projeto ACOLHER. Isto nos estimula a novas iniciativas e a tentar apoiar outras entidades!
Um bom fim de semana a todos! Que Deus guarde e proteja a todos!