quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Gordura Localizada, Celulite, Flacidez ...

Estes são alguns dos nomes que deixam muita gente, especialmente mulheres, mas também homens, preocupados e até mesmo irritados! Muita gente malha, corre, faz dieta e ainda assim convive com estas questões.
Por sorte a medicina, e a ciência, nos últimos anos tem ouvido esta preocupação e tem investido na criação e aperfeiçoamento de inúmeras técnicas, equipamentos e procedimentos que buscam combater estas questões.
Uma das mais consagradas é a CARBOXITERAPIA, que é um método que consiste na injeção de gás inerte, medicinal , o CO2 que nós respiramos, no subcutâneo, uma técnica já utilizada há décadas para fins medicinais e que nos últimos anos vem sendo utilizada para o combate da celulite, gordura localizada e flacidez, sendo observados cada vez mais resultados, como diminuição de papada e até mesmo flacidez da face, além do tratamento de estrias.
O gás carbônico promove o aumento da oxigenação e metabolismo local, melhorando as trocas metabólicas, promovendo queima e mobilização da gordura. Há também o efeito da irritação do gás no local.
Os aparelhos que trabalham com ultra-som, que também evoluiram muito nos ultimos anos, também tem resultados para muitas indicações, um dos mais novos aparelhos de ultra-som, que também trabalha com correntes elétricas, é o MANTHUS.

O ultra-som quebra as células adiposas em particulas menores, e a corrente polarizada faz com que essas particulas sejam aliminadas pela urina. O aparelho também tem efeito de eletroporação, em que ondas eletromagnéticas abrem os poros e permitem que os ativos usados na aplicação cheguem ao interior da célula, As principais indicações deste tipo de ultra-som são no combate á celulite e á gordura localizada, sendo também indicado nos tratamentos pós-cirúrgicos dos hematomas provocados por cirurgias plásticas e lipos pois ao aumentar a atividade metabólica, resultando em rápida reabsorção de hematomas e na eliminação das aderências que ficam no abdômen.
O laser ACCENT é uma outra destas evoluções, as aplicações são indicadas para flacidez e gordura localizada, podendo ser utilizado para melhorar o abdomem, pernas, culotes, coxas, antebraços. Com o aquecimento do subcutâneo a mais de 60 graus ocorre o estímulo do colágeno, recuperando o tônus perdido.
Estes são procedimentos eficazes e seguros, sendo feitos no consultórios sem nenhuma complicação, apenas sendo contra-indicado para gestantes, e algumas outras particularidades, poristo é importante consultar um Dermatologista de sua confiança, conversando inclusive sobre os tratamentos integrados e as associações possíveis para as questões que você pretende resolver.

Se quiser ler outros artigos, clique no índice do lado direito ou escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br
acne não é coisa só de adolescentes!

Este é o titulo da matéria escrita pela jornalista Juliana Arruda e publicada dia 31 de janeiro no site ATITUDE do portal IG. No texto ela fala sobre a acne em adultos e a melhor maneira de enfrentar o problema
Fiquei muito satisfeito em ter sido consultado para falar sobre este assunto, pois considero muito importante ajudar na divulgação de informações que ajudem as pessoas a cuidar melhor da pele, evitando as consequências futuras, especialmente as marcas e cicatrizes, como é o caso da acne.
A matéria completa você pode ler em : http://www.atitude.ig.com.br/beleza/noticia/2008/01/31/
acne_nao_e_somente_coisa_de_adolescente_1171543.html

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Plástica & beleza recomenda "blindagem" contra o sol
A revista Plastica & beleza deste mês traz um artigo, que se inicia na página 102, falando sobre proteção solar, dando orientações sobre a melhor maneira de se proteger do excesso de exposição solar. A matéria é intitulada BLINDADA CONTRA O SOL!
O mérito da mátéria é falar sobre a moderna geração de protetores solares, que agregam outras propriedades em suas substâncias, com ativos hidratantes, clareadores e matificantes, dentre outros.
Alem de me consultar, também foi ouvida a Dermatologista Glícia Rodante, que explicou como é importante proteger as pessoas cuja pele tem menos concentração de melanina.
A revista está nas bancas, e além deste artigo, tem diversos outros que devem interessar muito as leitoras e leitores deste espaço.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Fez caipirinha na praia...
e ficou com a pele manchada?

O nome desta ocorrência é Fitofotomelanose! Uma reação alérgica em função da exposição ao sol de áreas da pele que tiveram contato com suco de frutas cítricas, principalmente limão, laranja e tangerina ou outras plantas.
A principal característica da Fitofomelanose é o surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas, sua configuração depende da exposição da pele às substâncias, frequentemente lesões pontilhadas causadas por respingos de limão, atingindo normalmente o dorso das mãos e o colo, mas também podem surgir manchas nos lábios pelo contato com o suco das frutas.
Também podem surgir reações mais graves, chamadas de fotodermatites, que podem dar origem ao surgimento de manchas avermelhadas e até mesmo de bolhas, que pedem observação e orientação de um dermatologista.
As manchas costumam desaparecer de forma espontânea e gradativa, devendo-se proteger a pele da exposição ao sol durante todo o período, com filtros solares dotados de protetores fisicos. Em função do mal estar que as manchas causas, que podem até afetar a qualidade de vida da pessoa, podem ser prescritos medicamentos de uso tópico que busquem acelerar o processo, prescristos também sob orientação do seu dermatologista de confiança.

É importante frisar que também perfumes, refrigerantes e outras substãncias, que estejam sobre a pele que posteriormente é exposta ao sol, podem causar manchas, chamadas neste caso de fotomelanoses.

A melhor orientação como relação a este problema é a prevenção, é a atenção. Evite fazer ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas quando for se expor ao sol, pois mesmo lavando estas áreas que tiverem contato com as substâncias, a pele pode manchar. Fique também atenta ao uso de perfumes antes de se expor ao sol.

Se tiver dúvidas ou sugestões, escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br



segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Depois do SOL, vem as manchas!

Nesta época do ano é muito comum, nas clínicas de dermatologia, a queixa sobre manchas brancas, áperas, inestéticas, algumas com escamas em áreas visíveis como rosto, braços, ombros, áreas de maior exposição solar.
E a culpa é do sol mesmo! Não somente o sol, mas também banhos excessivos de praia e piscina, além do vento, da umidade e do o calor , podem ocasionar ou até mesmo agravar o quadro em pacientes que já tem uma predisposição a este tipo de ocorrência que muitas vezes é confundida com alergia ou micose.
O nome científico dado a estas manchas é ptiriase alba, sendo muito comum em crianças e em indivíduos com predisposição a alergias.
Para evita-las, sabendo que uma das principais causas é o sol, o melhor mesmo é o uso de um bom filtro solar com fator adequado para sua pele, o controle dos banhos excessivos e da exposição ao vento, calor e outros fatores de que já falei.
Não basta apenas proteger, você deve também hidratar a pele, com hidratantes a base de oleo de semente de uva, amendoas, ceramidas ou fitoleites, por exemplo. É importante usar um hidratante apropriado para seu tipo de pele.
Você pode também usar loções calmantes pós sol, para diminuir a agressão do raios solares e também prevenir essas alterações de pele que podem incomodar tanto.
Além de tratar das manchas, o hidratante e o correto uso do filtro vai permitir que sua pele fique com uma cor uniforme, bonita, com viço e luminosidade por mais tempo, aproveitando aquele "bronzeadinho do verão" que tanto gostamos de exibir, com responsabilidade naturalmente, apenas temos que saber usá-lo de forma correta, nas horas certas e sem exageros.
Mas, se com todos estes cuidados as manchas brancas aparecerem, procure um Dermatologista de sua confiança, ele poderá ajudar a tratar desta questão, pois o que podem parecer ser simples manchas, podem ser sintomas de outros problemas.
Se quiser ler mais artigos sobre cuidados com a pele, acesse o menu na coluna da direita.
Se tiver dúvidas oou sugestões, entre em contato pelo email fernandobezerra.dermato@uol.com.br

domingo, 13 de janeiro de 2008

Como já disse: O Sol é importante!

Mesmo levando em conta os problemas de envelhecimento da pele causados pela exposição solar, eu sempre procuro explicar para as pessoas que o sol também é muito importante para nosso organismo, sendo a principal fonte de metabolização de vitamina D, pois ao incidir em nossa pele estimula a produção de vitamina D, que é vital para o funcionamento de diversos orgãos.
Pois bem, a Revista VEJA desta semana traz uma extensa matéria, assunto de capa inclusive, de certa forma "reabilitando" o astro rei.
A reportagem fala sobre os inúmeros benefícios que a vitamina D traz para os ossos, pâcreas, cérebro, rins, e o sistema imunológico. Orientando como ccada tipo de pele deve se prevenir dos excessos, da maneira correta de utilizar o protetor solar, e como ele funciona.
Quer tiver oportunidade deve ler esta importante matéria.
Mas, aos apressados é importante reiterar, a exposição solar recomendada, sem proteção, é de 5 a 30 minutos, duas vezes por semana, dependendo de seu tipo de pele. Não vai virar um "camarão" e dizer que seu dermatologista é quem recomendou hein!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A preparação das noivas

É muito comum que eu seja procurado por noivas, mulheres que vão se casar, e que querem realizar alguns procedimentos para estarem mais bonitas na época do evento, e sei que isto também acontece com outros dermatologistas.
O problema é que isto acontece normalmente em datas muito próximas da cerimônia, pois elas entendem que uma aplicação de botox e um peeling já ajudam e são suficientes.
Existem tratamentos que para atingirem seus melhores resultados precisam ser iniciados com antecedência, como sessões de peelings, tratamentos com LASER, bioestimulação e até mesmo aplicações de toxina botulínica, precisam de um tempo para trazerem resultados. Além disto, nos meses que antecedem a cerimônia o casal visita muitas pessoas para entregar os convites, parentes que nem mesmo conhece, recebe pessoas em casa, conversa com dezenas de pessoas que a estão ajudando a organizar a festa, situações em que não poderia usar muita maquiagem, e mesmo no casamento, pois a elegância dos dias atuais não combina mais com pesadas maquiagens, que serviam para corrigir as imperfeições no rosto das noivas.
E esta programação e antecipação dos tratamentos pode também ser estendida ao noivo, porque não?

PROTOCOLO T+12 (Entre 6 meses e 1 ano antes da cerimônia)
È o momento de procurar um dermatologista de sua confiança e fazer uma avaliação completa, examinando as questões que a noiva pretende resolver, bem como discutir os protocolos de tratamento que podem ser aplicados
Se a noiva tiver algum problema de pele, alergia, acne, descamação, esta deve ser a primeira questão a ser resolvida, a maioria dos tratamentos que melhoram a pele não podem feitos em peles acneicas ou agredidas por problemas.
Em alguns casos o simples controle da acne, lançando mão inclusive de medicamentos de uso oral como a isotritinioina, já resolvem grande parte dos problemas que afligem a noiva.
Mas supondo que a pele da noiva esteja saudável, podemos lançar mão de um protocolo que resolva outras questões, celulite e flacidez, por exemplo, e até mesmo manchas de pele.
Se as manchas de pele, especialmente no rosto, forem muitas, já lançaria mão de um protocolo com aplicação do laser Quantum, pois são necessárias ao menos 5 sessões mensais para alcançar bons resultados, além do tempo de recuperação total da pele.
Se a noiva optar por um modelo de vestido que deixe as costas á mostra, e ela também tiver manchas nas costas, ela também pode estudar a possibilidade de um protocolo de tratamento para reduzir as manchas.
No caso das noivas que estão um pouco acima do peso, eu sempre peço que a nutricionista da clínica elabore um projeto de reeducação alimentar, lançando mão de alimentos funcionais, pois estes resultados são a longo prazo. Além desta reeducação, eu sugiro uma rotina de exercícios incluindo o Pilates, que tem baixo impacto e propriedades anti-stress, além da utilização da plataforma vibratória Power Plate.
O tratamento de gorduras localizadas, utilizando terapias corporais e o laser ACCENT PRO, por exemplo, também vai trazer excelentes resultados no período
Podemos programar sessões com o Laser TITAN para corrigir linhas de mandibula e estimular o colágeno facial.
Se a questão a ser atacada for celulite ou estrias, podemos montar um protocolo que inclua o ultrassom MANTHUS, intradermoterapia, Carboxiterapia, drenagens linfática e massagens modeladoras. Coadjovantes também no combate ao stress do período.

PROTOCOLO T+1 (1 mês antes do casamento)
Devem ser supensos os tratamentos que exijam a regeneração mais profunda da pele e tratamentos invasivos que possam evitar hematomas é o momento de se pensar em aplicação de toxina botulinica para corrigir rugas e expressões, acentuando contornos. se exsitem sulcos acentuados vamos lançar mão de preenchedores de ácido hilauronico, que terão tempo de agir e formar novos contornos, hidratante injetáveis podem regenerar o viço da pele
O peeling de cristal pode anida ser utilizado,pois a regeneração da pele ainda é possível.
Na área de estética facial,a noiva deve procurar fazer uma limpeza de pele e uma boa hidratação facial
Na área corporal, se a noiva só procurou acompanhamento 1 mês antes da cerimônia, pode ser montado um protocolo com Manthus e Drenagem Linfática, para reduzir a gordura localizada e perda de medidas.
Se a noiva estiver com receio de dar “tchau” por conta das gordurinhas sob o braço, sugiro 2 sessões do Laser ACCENT PRO, que tem propriedades firmadoras quase imediatas.
Se sua pele do rosto já esta boa,uma sessão do Laser TITAN, duas semanas antes da cerimônia, vai ajudar a acentuar seus traços do queixo e pescoço.

Como já disse, não VAMOS ESQUECER DOS NOIVOS! Eles também podem se beneficiar destas terapias para ter um aspecto mais jovial e saudável. A noiva pode dar de presente ao noivo uma sessão de peeling de cristal ou até mesmo a aplicação de toxina botulinica para atenuar rugas de expressão, limpeza de pele e hidratação facial também devem ser indicadas aos noivos.

PROTOCOLO ONE WEEK (1 semana antes da cerimônia)
Calma, não é hora de desespero! Mas não use nenhum procedimento injetável para evitar hematomas.
Você pode fazer um peeling de cristal suave, para reavivar sua pele.
Também é hora de uma limpeza de pele e uma boa hidratação facial, promovendo um suave lifting.
Marque 2 sessões de drenagem linfática nesta semana para colocar seus liquidos em ordem
Marque uma massagem relaxante, com óleos essencias, dois dias antes da cerimônia, você vai passar flutuando pelos proximos dias
PARA OS NOIVOS agende uma sessão de limpeza de pele e uma boa massagem relaxante! Eles merecem e, mesmo que não demonstrem, devem estar mais nervosos que a noiva!

Lembrando que estes protocolos podem ser traçados de acordo como tempo que cada pessoa tem e a data em que vai precisar dos resultados, mas só podem ser estabelecidos a partir de uma avaliaçao criteriosa e acompanhamento de um dermatologista de sua confiança.
Lembre também que os resultados vão se perpetuar muitos meses depois da cerimônia, especialmente se for feito o acompanhamento semestral, o que justifica o tempo e dinheiro que vai ser investido.

Se tiver mais dúvidas ou sugestões escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br ou acesse a coluna da direita, que tem o índice das matérias já publicadas.