sexta-feira, 28 de abril de 2006

Falando sobre a dor!

(ilustração do artista plástico Michel Gilbertti)
O programa da jornalista Silvia Poppovic que foi ao ar nesta quinta-feira, na TV CULTURA, organizou um debate sobre a DOR.
Estiveram presentes o neurologista Manoel Jacobsen Teixeira e o psiquiatra Carlos de Andrade, além dos convidados que foram falar sobre suas dores, um rapaz que tem enchaqueca há mais de 3 anos, uma manicure que teve que parar de trabalhar em função da artrite e mais outros dois.
Uma abordagem interessante foi quando falaram de todas as outras doenças recorrentes da dor, depressão, obesidade, e outras patologias que a pessoa pode desenvolver.
O programa será reprisado no sábado, ás 18:30, quem tem interesse pelo assunto não deve perder!

quinta-feira, 27 de abril de 2006

Simpósio de Terapêutica Dermatológica

Acabo de confirmar minha inscrição no VIII Simpósio Internacional de Terapêutica Dermatológica que será promovido pelo Hospital Albert Einstein no próximo dia 6 de maio. Organizado pelos Drs. Mario Grimblat e Simão Cohen o simpósio contará com a presença da Dra. Naomi Lawrence de New Jersey, EUA. Além de outros dermatologistas de renome. Dentre os assuntos a serem abordados está o Rejuvenescimento Cutâneo e a Aplicação de Toxina Botulinica.
Com certeza uma excelente iniciativa do Centrode Educação e Saúde do Einstein, que sempre promove cursos de qualidade.

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Profissionais qualificados

Uma equipe de trabalho multidisciplinar é muito importante no desenvolvimento de um bom trabalho na atenção das necessidades de todos que me procuram
A utilização conjunta de procedimentos consagrados, abordando diversos aspectos de nossa pele, é uma necessidade.
Tenho a sorte e o privilégio de contar com a ajuda de profissionais muito qualificados, que fazem parte de minha equipe, neste trabalho conjunto.
Dentre estes profissionais quero destacar a esteticista Maria de Lourdes Padovan Colluci, que tem mais de 30 anos de experiência e uma grande atuação na valorização e qualificação de gerações de esteticistas, afinal de contas atualmente ela é tesoureira da ASSOCEM (Associação Estadual das Esteticistas).
Além de sua experiência pessoal , Maria de Lourdes tem em seu curriculo incontáveis cursos, no Brasil e no exterior, que alicerçaram sua carreira. Além de um amiga para todas as horas ela é um agrande incentivadora de meu trabalho, atuando pró-ativamente o tempo todo!
Maria de Lourdes tem mãos "mágicas", e você vai perceber isto depois de uma sessão de limpeza de pele ou hidratação facial, você sentira seu rosto de outra forma, além dos produtos que ela utiliza, sempre de primeira linha.
E se você me perguntar se o trabalho da Colucci (como ela é mais conhecida) tem resultados, eu deixo você tentar adivinhar a idade dela.
Obrigado Maria de Lourdes, por toda sua ajuda e apoio!

Marque um horário com a Maria de Lourdes, além do agradável papo, você vai ver os resultados rapidamente!

segunda-feira, 24 de abril de 2006

Fortaleza

Algumas pessoas tem me perguntado porque eu também vou passar a atender em Fortaleza. Sei que muita gente pensa que vai ser muito cansativo, especialmente por causa do avião, e outros acham que não vale a pena financeiramente.
Acho que os motivos são vários, mas principalmente porque eu quero ter a oportunidade de levar para minha cidade, que eu tanto amo, tudo que aprendi e aprendo aqui em São Paulo, que queiramos ou não é um polo de disseminação de novas técnicas e conhecimentos.
Além disto, eu também quero poder atender meus familiares e amigos, pessoas que sempre me apoiaram em minha caminhada.
Ah! E também aproveito para matar a saudades de todos e da cidade!

Devo atender inicialmente alguns dias por mês, mas assim que conseguir estabelecer uma demanda maior, pretendo aumentar o período em que ficarei em Fortaleza. Este mês estarei antendendo nos dias 26 e 27 de maio

Anote então o endereço do consultório e marque já sua consulta com a Eva, que estará me ajudando em Fortaleza.
Edificio Medical Genesis
Rua Antonio Augusto 1271, conjunto 1003
tel. (85) 3252.3116

Espero encontrar todos lá!

sexta-feira, 21 de abril de 2006

O envelhecimento das Mãos

Nossas mãos, tanto quanto nosso rosto, são as partes do corpo mais constantemente agredidas pela luz solar e pelo clima. Além disto as mãos são submetidas a esforços constantes e até mesmo a ações de diversos tipos de agentes, desde água e detergente até produtos de limpeza e outros utilizados no trabalho de cada um.
As vezes as manchas e a pele das mãos "envelhecem" mais a pessoa que seu corpo ou seu rosto, especialmente se ela não lembrou de cuidar delas ao longo dos anos.
O uso de barreiras fisicas (luvas) especialmente ao manipular agentes agressivos (desde detergentes até tintas) e de barreiras químicas (protetores e bloqueadores solares) são muito importantes na prevenção do envelhecimento das mãos.
E quando falo em uso de protetores solares, falo em uso O TEMPO TODO!
Você já percebeu quanta radiação solar suas mãos recebem quando você está dirigindo? E nas corridas e caminhadas no parque? Mesmo a radiação que suas mãos (e rosto) recebem das luzes do seu local de trabalho podem ser fatores a acelerar seu envelhecimento.
Então, se organize para ter sempre um protetor solar no porta luvas do carro, outro na gaveta do escritório, e mais um na sua bolsa ou pasta. Se você conseguir estabelecer uma disciplina pessoal para o uso de fotoprotetores nas mãos e no rosto, e reaplica-los a cada 3 horas, você vai colher os frutos daqui a alguns anos.
E não pense que é conselho dificil de seguir, pode parecer chatice de dermatologista, mas é um daqueles "conselhos para a vida toda".
E você, está cuidando de suas mãos?

quarta-feira, 19 de abril de 2006

Atualização constante!

Acabo de fazer minha inscrição para o II Simpósio Nacional de Cosmiatria, , organizado pela SBD, que vai se realizar entre os dias 15 e 17 de junho proximos no Rio de Janeiro.
Na área médica a atualização constante é uma necessidade premente, tanto para quem trabalha na área de sáude quanto para quem trabalha na área de medicina estética, a chamada Cosmiatria, e os diversos Congressos e Seminários, que acontecem anualmente, desempenham um importante papel na disseminação do conhecimento. Muitas técnicas e procedimentos saem consagrados destes encontros.
É claro que nenhum médico daria conta de participar de todos estes encontros, inclusive alguns internacionais. Eu sempre escolho em função dos temas e trabalhos apresentados, dos cursos e palestras programados, para ficar "por dentro" dos avanços que podem ser rapidamente aplicados em benefício de meus pacientes, e também os encontros em que posso consolidar ainda mais as técnicas que já utilizo.
Pelo programa do simpósio serão apresentados muitos trabalhos práticos, inclusive painéis sobre Procedimentos Combinados, onde a aplicação combinada de toxina, peelings, Laser e preeenchimentos, são aplicados em suas melhores indicações, promovendo um resultado potencializado. Aliás utilizo muito esta metodlogia, é um assunto no qual acredito e me interesso muito.
Então, depois do dia 17 de junho eu conto o que achei mais interessante, aguardem!

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Como vai seu pescoço?

Um pescoço lisinho e sem manchas ajuda a dar aparência de jovialidade e saúde, isto todos percebem. Porém, quando envelhecemos aparecem as manchas do sol, as rugas e a flacidez de pele e músculos, não só na face mas também do pescoço.E muitas mulheres se privam de usar olares mais justos ou golas baixas por não estarem felizes com a aparência de seu pescoço e colo.
Os cremes com ativos clareadores e tensores , com chamado "efeito cinderela" ou até mesmo peelings superficiais e médios para um rejuvenescimento maior. A aplicação de toxina botulínica também pode atenuar as linhas de tensão e flacidez.
Outro possibilidade de tratamento, com resultados muito bons, é a aplicação de com luz intensa pulsada (LASER), que promove um rejuvenescimento gradual e efetivo sem grandes inconvenientes, podendo a pessoa ir trabalhar no mesmo dia que fizer o procedimento.
Existe também a possibilidade da intradermoterapia com DMAE,TRISH... que são ativos que estimulam a síntese de colágeno da derme que é proteina fortalecedora da pele.
Uma boa esteticista pode ajudar fazendo um trabalho coadjuvante com massagens e drenagens , eletroestimulação da região ou ainda peelings suaves para atenuar e somar esforços com o tratamento médico, um caso em que uma atuação multidisciplinar é importante.
E você? Como anda seu pescoço?

quinta-feira, 13 de abril de 2006

REJUVENESCIMENTO SEM SOFRIMENTO

A revista ELLE deste mês publica uma interessante matéria sobre as novas técnicas e procedimetos que os dermatologistas estão aplicando em seus consultórios. A matéria enfatiza o fato de que há alguns anos a única alternativa para se buscar uma aprencia mais jovem era o "estica e puxa" das cirurgias plásticas, que eram mais invasivas e necessitavam de longos períodos de recuperação.
A matéria fala da combinação de vários procedimentos, peelings, toxina botulinica, preenchedores, mesoterapias, buscando alcançar uma aprencia mais jovem. Também enfatiza muito a utilização do LASER na remoção de manchas e estimulação do colágeno.
Matéria muito clara e sem sensacionalismos. Vale a pena ler.

Um abraço!
Fernando Bezerra.

Lembrando, no próximo dia 20 de abril teremos mais uma sessão de LASER PARA REJUVENESCIMENTO, marque sua avaliação e comece a cuidar da saúde de sua pele já esta semana!

quarta-feira, 12 de abril de 2006

ACNE
Hoje o site Ao Mestre com Carinho publicou um texto que escrevi sobre ACNE, discutindo um dos lados mais perversos desta doença. As marcas que deixa nas pessoas por toda a vida! Mexendo com sua auto-estima e qualidade de vida!
O ideal, como no caso do cancer de pele, é a prevenção, mas por sorte hoje temos muitos instrumentos para atenuar e até mesmo eliminar algumas marcas da acne da adolescência.
Podemos usar peelings de várias intensidades, preenchedores e até LASER em determinadas cicatrizes.

Se tiver alguma pergunta ou duvida, entre em contato!
Abraço!

terça-feira, 11 de abril de 2006

CONTAMINAÇÃO

"A Associação Médica Britânica recomendou que médicos não usem gravatas e jalecos nos hospitais. Como essas roupas raramente são lavadas, representam um considerável risco de contaminação para os pacientes. Na Grã-Bretanha, anualmente, mais de 5 mil pessoas morrem de infecção hospitalar"

Esta noticia foi publicada num site de notícias médicas inglês e me parece bastante procedente, em ambientes hospitalares a contaminação deve ser uma preocupação constante, e é muito comum os médicos circularem entre os diversos setores. Talvez fosse uma preocupação a ser adotada pelos médicos e hospitais brasileiros.

Em clínicas, fora de ambientes cirúrgicos e de exames laboratoriais, esta questão, embora com menos gravidade, também deve ser uma preocupação.

E você, acha esta uma boa recomendação?

sábado, 8 de abril de 2006

Rejuvenescimento com LASER

Antigamente, quando pensávamos em LASER, a associação que se fazia sempre era com filmes de ficção científica, onde as “armas laser” faziam grandes estragos. Na realidade as “armas LASER” realmente existem, e ao invés de fazer grandes estragos, ela tem trazido mais e mais benefícios, especialmente na área médica.
Na área dos cuidados com a pele, existem várias possibilidades para aplicação do LASER, no rejuvenescimento facial com a eliminação de manchas, na eliminação de pêlos indesejáveis e em outros cuidados.
Mas, como se trata de uma coisa nova, que poucas pessoas usaram, ainda surgem muitas dúvidas, muitas perguntas, reuni algumas das perguntas que freqüentemente ouço sobre a utilização do LASER para o rejuvenescimento da pele.

Para que tipos de tratamento ele pode ser utilizado?
O LASER pode agir em dois níveis de pele, profundo e superficial.
Na aplicação superficial conseguimos um melhora significativa nas sardas, manchas e melanoses, especialmente aquelas advindas da exposição aos raios solares. Além disto podemos tratar pequenos vasos na região do nariz e do rosto, conhecidos como rosáceas e até mesmo áreas vascularizadas extensas (manchas avermelhadas).
Na aplicação profunda o LASER estimula o colágeno ao transmitir calor para as camadas profundas da pele, com isto conseguimos uma redução nas irregularidades como rugas, cicatrizes de acne e outras marcas.

O LASER só serve para o rosto?
Não, as aplicações de LASER para rejuvenescimento podem beneficiar outras áreas de nossa pele, muita gente usa para reduzir os sinais de idade, as manchas, das mãos, pescoço e colo, especialmente aqueles que abusaram muito do sol sem protetor solar (bronca do médico dermatologista!).

Porque o LASER? Não dá para usar outros métodos?
Existem outros métodos para se tratar alguns destes problemas da pele, e nem sempre o LASER é a indicação mais adequada para você, por isto é muito importante que você consulte um Dermatologista de sua confiança, só ele poderá lhe dar a melhor indicação de tratamento.
Na realidade o sucesso do LASER se deve ao fato de se tratar de uma solução segura e não invasiva, que pode ser programada para cada tipo de pele e cada problema, por isto sua versatilidade. Além disto, nenhum outro tratamento consegue resultados tão rápidos quanto o LASER.

Como é o tratamento? É doloroso? É muito demorado?
Cada sessão de LASER dura entre 20 e 30 minutos, Primeiro é necessário fazer a proteção de áreas que não devem ser atingidas, tais como sobrancelhas, cobrindo estas áreas, assim como você deverá utilizar óculos de proteção. Na hora do tratamento um gel gelado é aplicado sobre a área a ser tratada e a única parte que vai encostar em seu rosto é o cristal do aplicador.
Cada pulso de luz disparada assemelhasse a um pequeno beliscão, que pode provocar um leve ardor, um creme anestésico pode ser usado, mas raramente se faz necessário.
Já na primeira sessão os resultados são visíveis, mas melhores e mais prolongados resultados são obtidos com uma série de sessões.
Ao final da sessão você poderá retornar á suas atividades normalmente.

Mas porque são necessárias várias sessões?
A indicação de várias sessões só pode ser feita pelo seu médico, muitas vezes definidas com base nos resultados que o paciente quer obter, e nas suas queixas. Mas a eficácia, especialmente no fechamento dos poros e na maciez da pele, já são visíveis desde a primeira sessão.

Todo LASER é igual?
Não, existem vários tipos de LASER com diferentes aplicações, o LASER utilizado para o tratamento da pele é o Quantum, já o LASER utilizado para depilação, por exemplo, é outro.
O Quantum é configurado para agir especialmente sobre as imperfeições avermelhadas provenientes de vasos sanguíneos rompidos e sobre as manchas marrons de pigmentos, provenientes de danos solares.

A aplicação de LASER é muito cara?
Por ser uma avançada tecnologia e ser manuseada obrigatoriamente por um profissional médico a aplicação de LASER tem um custo maior que alguns tratamentos estéticos. Mas se você fizer uma equação utilizando a eficácia do tratamento, sua rapidez e seus resultados finais como parâmetros, tendo como resultado seu bem estar, este custo adquire outros valores.

Se tiver mais duvidas, por favor me mande sua pergunta!
Fernando Bezerra

sexta-feira, 7 de abril de 2006

ESCLEROTERAPIA

A esclerose de vasos é uma técnica já bem consagrada onde se utiliza uma substância com poder esclerosaste que “seca” os vasinhos, causando um dano na parede do vaso, promovendo a sua destruição e reabsorção do sangue extravasado com a aplicação.
É um procedimento estético minimamente invasivo que causa discreta dor e um desconforto que varia de paciente para paciente, a esclerose tem seus resultados satisfatórios nas telangiectasias (emaranhado de vasinhos) e vasinhos pequenos até 2mm
Para vasos maiores a recomendação é a utilização de LASER, que também se faz em vasos menores, ou cirurgia de micro varizes, para isso o paciente tem que ser melhor avaliado pelo médico esse indicar o melhor tratamento.
Sempre tomo alguns cuidados pré tratamento, indicando fórmulas pra clarear e preparar a pele com calmantes e despigmentantes duas a três semanas antes do procedimento, que será realizado em sessões semanais ou quinzenais
Após a aplicação fazemos uma compressão local com micropore e orientamos a pessoa a andar normalmente, e não expor ao sol . O número de sessões varia bastante, de 07 a 14 sessões, mas já vemos resultados já com a primeira sessão. Em alguns casos também recomendo a associação com LASER, uma sessão por mês, para potencializar os efeitos.
Podem ocorrer manchas no local, hematomas , edemas, mas raramente feridas que demoram ou reações alérgicas, dependendo da pessoa. Com uma boa avaliação, associada a uma boa técnica e boa conduta no pós tratamento conseguimos minimizar todos esses riscos e você vai ficar livre dos vasinhos que te incomodam!
Se tiver algum dúvida, por favor pergunte!

Um abraço
Fernando Bezerra

quinta-feira, 6 de abril de 2006

ONICOPATIAS, doenças das unhas


Uma micose de unha sempre incomoda. Muitas mulheres vão passar o verão sem usar sandálias, e muitos homens irão de tênis á praia em função deste problema.
Estas pessoas contraíram uma ONICOPATIA, uma doença da unha.
Uma micose de unha, ou Onicomicose, é uma infecção causada por microorganismos, fungos, que destroem a queratina, a principal proteína formadora das unhas. As micoses são adquiridas principalmente ao freqüentar locais públicos: piscinas, saunas e vestiários; e também fazendo unhas com manicures que não esterilizam seu material adequadamente.Mas como suspeitar que contraímos uma onicomicose?
A unha começa a ficar amarelada, descolada da pele, pode ficar esverdeada ou até mesmo escurecida e pode encravar e doer com mais facilidade, além de esteticamente assumirem um aspecto desagradávelAlém disto, a presença de outros sintomas, como descamação em mãos e pés e até mesmo áreas ásperas nos braços e pernas, pode ser um sintoma da onicomicose.
Se você contraiu uma micose, e ainda não resolveu este pequeno problema, você está sofrendo sem necessidade! O tratamento, a ser prescrito por um médico dermatologista, é bastante simples, vai apenas exigir tempo e um pouco de paciência. Além da aplicação de medicamentos tópicos, normalmente esmaltes a base de ciclopirox, pode ser necessária a prescrição de medicamentos imidazólicos ministrados por via oral, pois muitas vezes o tratamento precisa ser feito “de dentro para fora”.
Como em todo tratamento, é fundamental seguir todas as orientações do seu médico com precisão, e à medida que o tempo for passando você irá perceber que suas unhas doentes vão ser substituídas por unhas novas e sadias.
Então, tome esta atitude e comece a escolher a sandália nova que vai usar no próximo verão!